Internet para jogos online. Entenda como funciona.

Estabilidade de sinal

Para uma excelente experiência, certifique-se de que o seu game ou PC esteja conectado ao cabo de rede. Assim você elimina qualquer interferência da rede wi-fi. Verifique se o plano contratado está compatível com o número de dispositivos que compartilham o sinal com você. Caso você utilize o PC para jogar, certifique-se que ele tenha a capacidade para processar o tipo de jogo que você deseja jogar. Lembre-se: Os seus adversários podem estar do outro lado do planeta e isso pode interferir na qualidade do sinal e na taxa de PING.

Velocidade e Taxa PING

Além dos fatores citados acima, é importante que você saiba que a distância entre o seu computador e o servidor onde está hospedado o jogo que você deseja jogar, faz toda diferença na sua taxa PING. Quanto mais longe vocês estiverem, maior será esta taxa. Portanto, para saber se o aumento da taxa PING está relacionado com a sua conexão de internet, realize o teste de velocidade em outros equipamentos.

Entenda o risco de compartilhar o seu sinal do WI-FI

Qual o risco de compartilhar a minha internet com os meus vizinhos?

Finalmente, após várias horas de pesquisa, você contrata um plano de internet ideal para a sua casa e para a sua família. É neste momento, que algum vizinho poderá solicitar a você que compartilhe a sua senha do WI-FI com ele. A partir daí você perdeu o controle total da sua conexão e não saberá mais quem está utilizando a sua internet: O vizinho, as visitas do vizinho, o vizinho do vizinho e por aí vai. De repente a internet não funciona mais e assistir suas séries e filmes virou uma verdadeira dor de cabeça. Sem falar nos risco relativos a sua privacidade.

Compartilhar a internet prejudica a velocidade contratada?

Quando você compartilha a internet, é impossível que a qualidade dela seja mantida ou controlada. Quando você contratou o seu plano de internet, certamente, você considerou a quantidade de pessoas na sua residência e a necessidade de uso de cada um e quando você compartilha a internet com o seu vizinho a velocidade da sua conexão pode ser totalmente consumida por ele ou pelo amigo e o resultado disso será lentidão e quedas de sinal, frequentemente.

Os riscos de compartilhar internet com todos

E importante lembrar que, ao abrir o seu sinal de Wi-Fi, você fica vulnerável: além de diminuir a velocidade da sua conexão, você também, aumenta a possibilidade de seu computador ser invadido. Lembre-se: O uso de senha e criptografia é a primeira exigência para ter uma rede segura. Por isso, quando você compartilha a sua internet com alguém, você assume a responsabilidade sobre todas as ações dele, no seu IP, e poderá além de ter a sua privacidade invadida, ser responsabilizado por qualquer atividade ilegal realizada com o uso do seu endereço de IP.

Teste de Velocidade: O que é e como funciona?

Velocidade da Internet

A velocidade de uma conexão à internet é determinada pela largura de banda, ou seja, pela quantidade de dados que você pode enviar e receber em um determinado período de tempo. A largura de banda é medida em bits por segundo (bps). É importante saber a velocidade da internet não tem nenhuma relação com o alcance do WIFI. O alcance do WIFI está relacionado com a potência do roteador que foi instalado na sua casa ou empresa e com as barreiras físicas e lógicas (outras frequências) existentes no ambiente.

Mas como saber se estou recebendo a quantidade de Mega contratado?

Para realizar o teste de velocidade é necessário que o equipamento esteja conectado a um cabo de rede, que venha diretamente do seu roteador, e que o equipamento utilizado para o teste tenha capacidade de receber e consequentemente medir a velocidade contratada. Estando tudo ok, basta recorrer aos sites que disponibilizam uma espécie de velocímetro que fará a medição da velocidade de download, upload e latência (taxa de PING). Vale reforçar que o teste de velocidade deve ser realizado via cabo, pois, a conexão via WIFI pode sofrer inúmeras interferências e consequentemente apresentar um resultado falso para a medição da velocidade que está sendo recebida.

Importante:

Uma vez que o teste de velocidade apresenta a velocidade disponível naquele momento, para que o teste forneça uma medida real é necessário que, apenas o equipamento que esta realizando o teste esteja conectado a rede. Caso contrário, o valor apresentado não será fiel à velocidade contratada.